Boa tarde! Sexta-feira, 19 de outubro de 2018.

ONLINE

Irmão faz técnica do canguru em recém nascido após mãe falecer
Mãe morreu durante o parto e filho mais velho substitui o corpo materno que está ausente. Flagra ganhou destaque no Facebook


Essa é uma daquelas histórias realmente inspiradoras e capazes de amolecer até os corações mais gelados. A enfermeira Deia Totino, que mora em São Paulo e trabalha no Hospital Municipal Dr. Tabajara Ramos, costuma ver de um tudo durante seus plantões. Ela usou o Facebook para mostrar uma cena que transborda humanidade e afeto. A foto compratilhada na rede social estampa um menino usando a técnica Canguru no irmão que acabou de nascer. Ele faz isso porque a mãe deles faleceu durante o parto do pequeno.

No post, que já tem mais de 100 mil compartilhamentos, Deia se derrete toda.

De aquecer o coração, né?.

Mas, vem cá...

Você sabe o que é, de fato, a Técnica Canguru? Não é só uma maneira hipster de segurar os bebês, viu? Vai muito além disso. O QTC entrou na onda da técnica que tem "muito amor envolvido" e resolveu dar a letrinha sobre o assunto.

O Método Mãe Canguru, também conhecido como Cuidado Mãe Canguru ou Contato Pele a Pele, é sugerido como uma alternativa ao cuidado neonatal convencional para bebês que nasem abaixo do peso. Foi idealizado e implantado de forma pioneira por Edgar Rey Sanabria e Hector Martinez em 1979, no Instituto Materno-Infantil de Bogotá, Colômbia. Recebeu o nome de Canguru devido à maneira que as mães carregam seus bebês, de forma semelhante aos marsupiais.

Esse cuidado é baseado no contato pele-a-pele entre a mãe e o pequeno e precisa de muita paciência e atenção da matriarca. Quanto mais tempo grudadinhos, melhor! O bebê fica só de fraldinha, deitado na na posição vertical, recebendo todo o calor da mamãe. Ou, como no caso de São Paulo, do mano carinhoso.

Confere um vídeo que explica mais sobre a técnica:
 

 

Mas, se liga: só é Método Canguru quando o sistema é feito por livre escolha da família e acompanhado de suporte assistencial feito por uma equipe de saúde adequadamente treinada. Ajuda de profissionais é MUITO IMPORTANTE!

Vantagens do método:
- Aumenta o vínculo mãe-filho;
- Diminui o tempo de separação mãe-filho, evitando longos períodos sem estimulação sensorial;
- Estimula o aleitamento materno, favorecendo maior freqüência, precocidade e duração da amamentação;
- Proporciona maior competência e amplia a confiança dos pais no manuseio do seu filho de baixo peso, mesmo após a alta hospitalar;
- Favorece um controle térmico melhor;
- Reduz o número de recém-nascidos em unidades de cuidados intermediários devido à maior rotatividade de leitos;
- Pproporciona um relacionamento melhor da família com a equipe de saúde;
- Favorece a diminuição da infecção hospitalar;
- Diminui a permanência hospitalar.

 

Os 10 mandamentos do método Mãe Canguru:

1 – O bebê DEVE ficar na POSIÇÃO CANGURU, entre os seios da mãe, DIA E NOITE.

2 – A mãe PODE: comer e passear com o bebê. Quando a mãe for tomar banho ou usar o banheiro, o bebê pode ser colocado na cama. Neste momento, lembrar de LIGAR O AQUECEDOR DO QUARTO.

3 – A MAMÃE AQUECE O BEBÊ com o seu corpo. O contato é direto da pele do bebê com a pele da mãe e a roupa só atrapalha. Então o bebê deve ficar somente com fraldas, meias e gorro.

4 – Roupas, mantas e cobertores protegem mas NÃO AQUECEM o bebê, que pode ficar frio (hipotermia), não engordar e ficar doente.

5 – O prematuro às vezes esquece de respirar (apnéia). Quando está no canguru, a RESPIRAÇÃO DA MÃE LEMBRA O BEBÊ QUE TEM QUE RESPIRAR durante todo o tempo.

6 – O prematuro golfa muito e na POSIÇÃO CANGURU fica mais PROTEGIDO DE SE ENGASGAR com o vômito. Depois que o bebê mamar fique com ele na posição, sentada por meia hora.

7 – Quando o bebê for COLOCADO NA CAMA, não deve ficar diretamente sobre o colchão, use um travesseiro ou cobertor dobrado, para que ele fique elevado,QUASE SENTADO. DEPOIS DE MAMAR, o bebê deve ficar DEITADO DE LADO apoiado em um rolinho ou travesseiro para não se virar, isto evita que ele se engasgue quando golfar.

8 – A mãe DEVE: dormir com o bebê na posição canguru e em posição quase sentada.

9 – O bebê NUNCA deve dormir na cama ao lado da mãe e NEM solto sobre a mãe. Os riscos de acidente são reais.

10 – O melhor ALIMENTO PARA O BEBÊ PREMATURO È O LEITE DE SUA PRÓPRIA MÃE. Este é um presente de saúde que SÓ A MÃE pode dar ao seu bebê.

 

Informações via Portal Prematuridade

 


PUBLICADO EM: 19/MAR/2018




ONLINE

10 fotos estranhas que fãs e celebridades já tiraram juntos
O pior de tudo é que bem nessa hora em que os famosos não estão nos seus melhores humores algum fã maluco resolve tirar uma selfie e o resultado deixa qualquer um irritado. A lista que vamos te mostrar a seguir mostra famosos nesses dias malucos.

LEIA MAIS


ONLINE

War ganha versão digital free-to-play para PC e tablet
A versão digital de War no PC é basicamente a mesma que estamos acostumados a jogar, mas com algumas facilidades do meio digital, principalmente por não envolver tantas peças, cartas e dados espalhados pela mesa

LEIA MAIS


ONLINE

Ouça qual era a música que tava bombando nas rádios no dia em que você nasceu
A plataforma Playback.fm utiliza as informações da Billboard para descobrir o que estava bombando nas paradas, e por consequência nas rádios, no dia exato do seu nascimento e, de quebra, ainda disponibiliza um vídeo com o hit para você se divertir.

LEIA MAIS


ONLINE

Websérie explica o que faz cada profissão ligada à sétima arte
O material foi produzido durante a cobertura do Festival Sesc Melhores Filmes 2015, que ocorreu em março na capital paulista, quando a instituição recolheu depoimentos de profissionais de diversas àreas da indústria cinematográfica

LEIA MAIS


ONLINE

Vídeo raro mostra entrevista do elenco de Chaves no Chile; assista

LEIA MAIS





Copyright © 2018. Todos os direitos reservados a Portal Que Tal Cultura     |     Tecnologia Rock7

Copyright © 2018.
Todos os direitos reservados a Portal Que Tal Cultura

Tecnologia Rock7

Área de acesso restrita!